sexta-feira, 18 de maio de 2007

Cães ajudam na recuperação de idosos


Projeto de universidade do RS leva animais para visitas a asilos.
Meta é que idosos voltem a se movimentar e retomem a vida social.



Um projeto dos alunos do curso de fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, está ajudando a mudar a vida de idosos que moram em dois asilos da cidade. Chamado de “Cão Terapia”, o projeto tem como meta fazer com que os cachorros ajudem os idosos a retomar a vida social e a se movimentar.

O estudo começou no ano passado, mas apenas neste mês os cães começaram a visitar dois asilos em Santa Cruz do Sul. De acordo com a universidade, voluntários ofereceram seus animais de estimação para participar do “Cão Terapia”.

A escolha dos cachorros foi feita por veterinários. As raças não foram levadas em consideração, apenas o comportamento dos cães, que têm de ser dóceis e calmos. Os animais também não podiam ser filhotes.

Segundo os universitários, aos poucos os cães cativam os idosos, que voltam a se movimentar para brincar com os bichos. Muitos, que também sofrem de depressão, voltam a sorrir.

A partir do segundo semestre, o número de animais e idosos atendidos pode aumentar. Alunos de outros cursos também podem passar a fazer parte do “Cão Terapia”.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL38219-5598,00.html

Nenhum comentário: